Projeto ASAS do IBF
PARAMOTOR
O Centro de Treinamento Internacional de Paramotor APPI PPG
Às margens da Rodovia Amaral Peixoto no KM 51,5 na Serra de Mato Grosso, Sampaio Corrêa, Distrito de Saquarema – RJ
Sampaio Corrêa é o terceiro distrito de Saquarema e o segundo maior do município, com população não divulgada. É conhecido pelo Sampaio Corrêa Futebol e Esporte, time de futebol que disputa a segunda divisão do Campeonato Carioca de Futebol.
Sampaio Corrêa também é conhecido por ter possuído, nas décadas de 60 e 70, a usina de cana-de-açúcar Santa Luíza que chegou a ser a segunda maior produtora de cana-de-açúcar do estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o município de Campos dos Goytacazes.
Paramotor é um equipamento de voo composto por uma asa, denominada paraglider ou parapente (muito parecido com o paraquedas), e por um motor especialmente fabricado com finalidade esportiva. Através dele é possível realizar, de qualquer lugar plano e sem obstáculos, pousos e decolagens.
Para voar, os parapentes necessitam uma velocidade de vento que supera os 20 km/h dependendo do tipo de vela, esta velocidade se consegue graças ao vento que se gera ao correr nas costas.
No paramotor, essa velocidade de vento se gera graças a força que proporciona o motor que levam as costas no momento em que se supera a velocidade necessária para se levantar. Enquanto que em um parapente se requer uma certa altura para poder voar, com o paramotor se pode levantar voo praticamente de qualquer lugar plano.
Existem vários tipos de motores para o paramotor, sendo desde pequenos motores para pessoas de pouco peso (55 kg aproximadamente de impulso) a motores mais poderosos para realizar voos em dupla (piloto e acompanhante, normalmente de 120 a 150 kg de impulso).